O que fazemos

AudiometriaAnálisesLaudosCIPAPCMATLTCATPCAPCMSOPPPPPRASIPATTreinamentos

A audiometria

é um exame que avalia a audição e deve ser realizado por pelo profissional especializado: fonoaudiólogo. O paciente, no interior de uma cabine, é testado para sua audição. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.

O exame de audiometria muitas vezes é a solução para identificar a perda auditiva.

Nossa Sala de Audiometria Ocupacional:

Laudo Ergonômico

visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

O LAUDO ERGONÔMICO é desenvolvido por alguns itens relacionados a seguir:

  • Aferição e análise das condições ambientais dos locais de trabalho (umidade, temperatura e velocidade do ar);
  • Avaliação dos equipamentos e mobiliário;
  • Implantação e recomendações de técnicas para melhoria das condições de trabalho;
  • Treinamentos e cursos sobre ergonomia;
  • Avaliações quantitativa e qualitativa dos riscos;

Mapa de Risco NR-5

é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores (acidentes e doenças de trabalho). Referidos fatores tem origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações) e a forma de organização do trabalho (método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho).

A base para construir um Mapa de Risco, é a planta baixa ou esboço do local de trabalho, onde serão levantados todos os tipos de risco, classificando-os por grau de perigo: pequeno, médio e grande.

Feito o mapa de risco, serão apontadas, se for o caso, as melhorias que deverão ser realizadas, e ainda, os colaboradores terão ciência das áreas de risco, uma vez que o Mapa de Risco deverá ser afixado em local visível.

NR-10 LAUDO ELÉTRICO – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Este laudo é elaborado de forma detalhada e metódica por profissionais sérios e competentes, avaliando todas as Instalações e Serviços em Eletricidade de sua empresa, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta e indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, pois a principal causa de incêndios deve-se a instalações elétricas inadequadas (sobrecarregada ou primária).

NR-5 CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES,

conhecida popularmente como CIPA, que é abreviação da NR 5. Trata-se de uma comissão formada por representantes do empregador e dos empregados, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Somente aos eleitos pelos empregados na CIPA, gozam de estabilidade, fato este que deve ser de conhecimento de todos os candidatos e empregados.

Para verificar se há necessidade de constituir uma CIPA completa, que é aquela que se escolhe os representantes dos empregados e empregadores, deve-se observar o número de funcionários e a Classificação Nacional das Atividades Econômicas – CNAE.

De acordo com a NR5, “devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados”.

Quando não houver necessidade de constituir CIPA, a empresa deverá aplicar treinamento para alguns funcionários. Estes funcionários que fizerem o treinamento de CIPA NÃO GOZAM DE ESTABILIDADE.

Proporcionaremos à sua empresa todo o acompanhamento e treinamento no que tange à IMPLANTAÇÃO DA CIPA

  • Edital de convocação para eleição da CIPA eleição
  • Ata de Eleição dos Representantes dos Empregados
  • Requerimento e Registro na Delegacia Regional do Trabalho
  • Ata de Instalação e Posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
  • Elaboração do Calendário anual

NR-18 – PCMAT

O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), tem como objetivo a redução dos acidentes e a incidência de doenças ocupacionais na atividade da construção civil, estabelecendo diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização,  que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Desde a publicação da NR 18, é proibido o ingresso ou a permanência de trabalhadores no canteiro de obras, sem que esteja assegurado o cumprimento das medidas previstas na norma e compatíveis com a fase da obra e passaram a ser exigido a elaboração e o cumprimento do PCMAT nas obras com vinte trabalhadores ou mais.

NR-15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES – LTCAT

Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho é desenvolvido no âmbito da empresa  averiguando qualitativamente e quantitativamente os RISCOS AMBIENTAIS (Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos) a que o seu funcionário está exposto.

Constará no LTCAT:

a) – Descrição e análise detalhada de cada atividade exercida, do ambiente de trabalho e de máquinas e equipamentos utilizados;

b) – Identificação dos respectivos riscos ocupacionais e seus agentes nocivos;

c) – Medições dos agentes nocivos identificados, com equipamentos adequados e devidamente calibrados, bem como análises laboratoriais (agentes químicos);

d) – Análise da eficácia dos EPI’s e EPC’s utilizados;

e) – Qualificação da Insalubridade e/ou Periculosidade, se existente.

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA – PCA

Programa de Conservação Auditiva (PCA) o principal objetivo é a proteção da saúde do trabalhador, ou seja, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosamente altos desenvolvam perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional (PAIR). O ruído é o agente ocupacional que mais freqüentemente provoca perdas auditivas

NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL – PCMSO

Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional – Este programa visa promover e preservar a saúde dos trabalhadores, é um programa exigido por lei para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

O PCMSO feito pelo SERVIÇO DE MEDICINA DO TRABALHO RIGHI & RIGHI LTDA é realizado minuciosa e individual avaliação médica ocupacional dos trabalhadores diretamente relacionada às suas condições de trabalho, visando à prevenção e o diagnóstico precoce de problemas de saúde que porventura seus funcionários venham a sofrer, sejam relacionados ao trabalho ou não.

O PCMSO é desenvolvido por alguns itens relacionados a seguir:

  • Exames médicos admissionais
  • Exames médicos Periódicos
  • Exames médicos de Retorno ao Trabalho
  • Exames médicos Mudança de função
  • Exames médicos Demissionais
  • Exames Complementares (Audiometria, Raio – X, Exames Laboratoriais, Provas de função pulmonar, entre outros).
  • Relatório Anual

PPP – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

O PPP  é emitido dentro dos padrões estabelecidos pela Previdência Social, constitui-se em documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades.

NR-9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO A RISCOS AMBIENTAIS – PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é desenvolvido no âmbito da empresa  visando a preservação da saúde e da integridade dos empregados, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente. Este programa tem caráter obrigatório, conforme Norma Regulamentadora Nº 9, do Ministério do Trabalho.

Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

O PPRA é obrigatório para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, um bar, uma loja de conveniência, todos estão obrigados a ter PPRA, cada um com suas próprias características.

Sua empresa contará sempre com o profissionalismo e a dedicação de nossos profissionais, sendo o nosso objetivo a SAÚDE e a INTEGRIDADE FÍSICA de seus funcionários.

SIPAT – SIGLA PARA SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NR5

Todas as empresas que tem CIPA CONSTITUÍDA, deve uma vez ao ano organizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, com o objetivo de divulgar, treinar e conscientizar sobre segurança e saúde no trabalho.

A realização da SIPAT tem caráter obrigatório conforme Norma Regulamentadora 5 do Ministério do Trabalho

A Righi & Righi promove a SIPAT em empresas, abordando dentre vários temas:

  • Condições Inseguras no ambiente de trabalho;
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis;
  • Noções Básicas de Primeiros Socorros;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Drogas;
  • Prevenção de Acidentes;

TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Item 18.28 – PCMAT

Todos os empregados devem receber treinamentos admissional e periódico, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança, devendo ser ministrado dentro do horário de trabalho, antes de o trabalhador iniciar suas atividades e no início de cada fase da obra, constando informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho, riscos inerentes a sua função, uso adequado dos Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC e Equipamentos de Proteção Individual – EPI.


HABILITAÇÃO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA NR-11

TREINAMENTO OPERADOR DE EMPILHADEIRA – Todos os equipamentos de transportes, com força motriz própria (empilhadeira, ponte rolantes, paleteiras elétricas, etc.) devem ser manuseados por empregados habilitados com treinamentos específicos, dados pela empresa.

Esse curso tem caráter obrigatório conforme NR-11 do Ministério do Trabalho.


TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO NR-23

Brigada de Incêndio é organizar um grupo de colaboradores da empresa, que tenham uma boa saúde, condições físicas e conheça todas as instalações da empresa.

Organizado este grupo, aplica-se o treinamento anualmente, que consiste em capacidade para identificar situações emergenciais, acionar corretamente alarmes, quadro de energia, utilização de Extintores, Hidrantes, e controlar os demais colaboradores psicologicamente, qual seja, evitando pânico e podendo guiar a saída de todos, evacuando o prédio, e o mais importante, combater princípios de Incêndio.

Vale salientar, que o TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCENDIO É NECESSÁRIO PARA APROVAÇÃO DO AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIRO, AVCB.


TREINAMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS NR-7

O Treinamento de Primeiros Socorros consiste em orientar os

Sala de Treinamento
Sala de Treinamentos

colaboradores da empresa (seleciona-se) um grupo, a prestar adequadamente os primeiros socorros a vitima, prestação esta que requer muita cautela. No treinamento apresentamos aos colaboradores a caixa de Primeiros Socorros, como a mesma deve ser montada, local de armazenamento e quem pode fazer uso dela em favor de alguém.

O Treinamento é todo em data show e a parte prática é realizada em manequins, dando a oportunidade ao colaborador de aplicar a pratica, a teoria que lhe foi passada.